Como se desligar do trabalho quando você está fora dele

publicado na Época Negócios

Pense bem: qual foi a última vez que você se desligou realmente do trabalho? Parou de pensar ou se preocupar com ele, de fazer lista de tarefas a serem cumpridas diariamente, de checar os emails? Lembrou quanto tempo faz isso? Bem, todos nós sabemos que há diversos benefícios em se desligar do trabalho de tempos em tempos. Precisamos descansar para conseguir voltar com mais foco e atenção. Precisamos de descanso também para deixar de trabalhar no automático, indo e voltando do escritório todos os dias, mas sem estar produzindo resultado algum. “É inegável, todo mundo concorda nos benefícios que um afastamento do trabalho gera. O problema é temos muita dificuldade de fazer isso e conseguirmos nos desligar”, diz Art Markman, escritor do livro Smart Thinking e professor de psicologia e marketing da Universidade do Texas.

cafe

“Mesmo quando voltamos para a casa em um horário decente, pegamos algum relatório para ler. Mesmo quando vamos viajar por uns dias, não conseguimos deixar de checar os emails. Acordamos cedo ou ficamos acordado até tarde da tarde, sempre pensando e organizando a ordem de tudo aquilo que precisamos fazer. Eu conheço até pessoas que sonham com os problemas que estão enfrentando no trabalho”. A consequência de tudo isso, defende Markman, é que simplesmente não conseguimos aproveitar, de fato, uma série de benefícios que o tempo livre pode gerar em nossas vidas. Inclusive para a nossa produtividade no trabalho. Em artigo escrito para a Harvard Business Review, Markman apresenta algumas dicas, hábitos e lições baseados na terapia cognitivo-comportamental para ajudar as pessoas a conseguirem se desligar (mesmo) do trabalho quando estão fora dele. Confira:

Tire o foco daquilo que você não precisa fazer
“Definir a meta de não pensar no trabalho quando você está fora dele começa com a presunção de que você vai conseguir se segurar toda vez que se sentir tentado a realizar alguma tarefa relacionada ao trabalho”, diz o escritor. Segundo ele, muitas pessoas não conseguem mudar seu comportamento – e ficarem livres para curtir – “porque se concentram naquilo que não precisam fazer, ao invés de partirem para realizar outras atividades”. Ou seja: você precisa fazer algo diferente. Markman lembra que os seres humanos só aprendem um novo hábito quando o transformam em ação. Não é possível criar um hábito se ele não estiver sendo praticado.

A dica dele, então, é elaborar um plano para as atividades que você vai fazer fora do trabalho e, assim, conseguir praticar novos hábitos, atividades e começar a se desligar, de fato. “Se você não tiver um plano específico que foque naquilo que irá fazer e que não tem relação com o trabalho, você praticará as mesmas coisas de sua rotina e provavelmente irá trabalhar em algum momento”. Procure um trabalho voluntário aos finais de semana, um curso de desenvolvimento pessoal – como aprender uma nova língua -, tente aulas de música, comece a desenhar, marque aulas na academia algumas vezes por semana no fim da tarde. As novas atividades começarão a preencher seu tempo e sua mente, deixando menos espaço para você ficar pensando no trabalho. Ou seja, você estará incluindo outros objetivos na sua vida.

Controle seus pensamentos
Apenas fazer novas atividades pode não trazer o relaxamento que você espera, se seus pensamentos continuarem sendo dominados pelo trabalho, diz Markman. É preciso estar vigilante quanto a isso. O escritor dá duas dicas para lidar com esses “pensamentos intrusos”. O primeiro é sempre ter um plano para ocupar sua mente imediatamente no tempo que estiver livre: ler um livro, montar um quebra-cabeças, telefonar a um amigo. Se não estiver mesmo conseguindo afastar os pensamentos negativos, pegue um caderno. Marque 10 minutos no cronômetro e comece a escrever aquilo que está te incomodando. “É algo que será útil principalmente se as suas preocupações sobre trabalho estiverem muito mais ligadas a uma questão de ansiedade do que simplesmente de executar todas aquelas tarefas que você precisa”, diz Markman.

Mude o ambiente ao seu redor para começar a agir diferente
Um fumante não tenta parar de fumar mantendo uma grande caixa com maços de cigarro no armário. Da mesma forma, diz Markman, alguém que está tentando estabelecer uma rotina mais equilibrada entre vida pessoal e profissional não deixa o telefone e o computador ligados todo o tempo. “Sim, eu estou mesmo sugerindo que você desligue seus dispositivos. Uma boa forma de não ceder à tentação de trabalhar quando está fora do escritório é tornar essa tarefa um pouco mais difícil de ser realizada. Se você desligar seu celular, por exemplo, pensará duas vezes antes de ligá-lo para checar os emails”.

Em termos de espaços físicos, a dica de Markman é reservar um espaço de sua casa onde é “proibido trabalhar ou pensar em trabalho”. Pode ser um quarto, um canto, uma mesa. Use esse local para realizar outras atividades – de leitura à ioga, por exemplo. “Quanto mais você associar esse ambiente a coisas que não envolvem trabalho, mas fácil vai ser usar essa área para se desligar e afastar os pensamentos intrusos”.

Além disso, peça ajuda a amigos e familiares. Fale para eles te lembrarem o quanto está checando seu celular – em vez de estar conversando com eles. Peça para eles te convidarem para atividades diferentes, que irão te distrair.

Tire uns dias de descanso – e fique longe do escritório
Mesmo que você crie todos esses planos, precisa de fato tirar uns dias de descanso. Essa obrigação pode soar algo muito ruim para várias pessoas, diz Markman. “Pode provocar ansiedade em muita gente que irá pensar que elas estão perdendo um email importante, que algo de errado está ocorrendo enquanto estão fora, que as pessoas não estão trabalhando direito”, diz o escritor.

Markman busca a dica para contornar esses pensamentos na terapia cognitivo-comportamental. “Estudos indicam que uma boa forma de reduzir a ansiedade é se expor a uma situação assustadora e, gradualmente, ir aprendendo que essa situação não é lá tão ameaçadora quanto parecia”, diz. Então, se o seu problema é perder algum email importante, passe uma noite sem checar os emails – e descubra pela manhã que tudo aconteceu sem você ter precisado respondê-lo. Vá aumentando o tempo com que você fica sem checá-lo. Tente passar um dia ou um final de semana. Depois, uma semana inteira. “Você perceberá que as pessoas deram algum jeito de buscar uma solução mesmo sem sua resposta. E o melhor é que nesse tempo você estava descansando. Quando voltar, estará com mais energia e disposição para sugerir novas ideias e projetos”.

Deixe um comentário